Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Tendus, Pliés e Echappes



Há pouco mais de dois anos atrás, o motivo não me lembro bem, eu começara a persistir com a ideia de fazer aulas de balé. Meio esquisito, nunca tive contato com o balé, fui sempre aquela menina "dura", que segundo mamãe nunca demonstrou interesse por dança alguma. Quando eu estava no jardim, fazia aulas de jazz, mas a única coisa da qual me lembro é de uma dancinha com lenços e outra com uma música que dizia "bom xi bom xi bom bom bom" de uma baiana que provavelmente fez sucesso na década de 90.
Bem, quando coloco algo na cabeça, não há nada que tire e então eu fui. Me inscrevi nas aulas de balé, e só pra piorar, já era fim de ano letivo hehe. Teimosia é meu forte. De início, eu tinha até vergonha, não tinha alongamento nenhum, endeors zero, e força? Menos ainda, e a minha primeira posição, estava mais para uma sexta. Mas vamo lá. Passou ano, e eu evolui. Mas não tudo o que eu queria. Quando se trata de ballet, se trata de superação sempre. Cada dia que passa, cada aula que temos, é necessário que exista um avanço. E se não tiver? Ah eu choro as pitanga mesmo. 

E eu me dediquei. Passou mais um ano e cá estou, com sapatilhas de ponta nos pés louca para ter minha próxima aula.

Bailarinos vivem em uma busca interminável pela perfeição. E é uma sensação mágica, sair das coxias, ir até os holofotes e mostrar ao mundo, tudo o que você tem e deu de melhor durante todos os anos de dedicação.
Quando se inicia a música anterior da sua, aquele nervosismo inevitável surge e parece que um branco irá dominar sua memória e tudo será um fiasco. Mas não, depois que entramos no palco, tudo sai tão suavemente, só nos deixamos levar pela música clássica, rápida ou mais lenta, e quando se dá conta, já está deslizando para as coxias novamente. O som dos aplausos ecoam nos ouvidos e principalmente no coração. Orgulho. Foram meses de ensaio no linóleo que resultaram em 4 minutos no palco, mas foram 4 mágicos minutos.
Não é fácil, são muitas coisa a se pensar simultaneamente, como, endeors, abdômen contraído, coxas para fora, costelas para dentro, peso nos cinco dedos, cabeças e braços nos lugares certos, e ufa!
Muitos podem pensar que balé é um esporte que deve ter início nos primeiros anos de vida, e sim, existem meninas na  minha turma que inciaram com 3 anos de idade, mas isso não é regra, e pode até parecer clichê porém verdade, mas com dedicação tudo é possível.
Sempre existirão criticas, ou aqueles olhares de reprovação, mas onde é que isso não existe? Faço por mim o que amo. Faça por você o que ama.
O balé me conquistou de tal forma que agora não consigo viver sem, com criticas ou não, é algo que me faz feliz, e se te faz feliz, que mal tem não é?


Balé é amor, é alma!

2 comentários:

  1. Acabei de achar seu blog e adorei :o me identifiquei muito com esse texto porque aconteceu o mesmo comigo: quis fazer ballet de repente e me apaixonei. Um ano depois, com muito esforço, coloquei a ponta. Eu tinha 13 anos (ou era 14?) e fazia aula com as meninas de 6-8 para aprender o básico.
    Fora isso, gostei do seu blog, temos outros interesses em comum e é sempre muito bom achar blogs assim! Boa sorte com o ballet e com o resto :)
    Beijos - http://stardustbones.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado e se identificado, obrigada mesmo! (:

      Excluir